Blog

Ações motivacionais: 6 ideias para renovar o ambiente de trabalho

segunda, 22 de julho de 2019

A motivação está relacionada ao nível de satisfação dos colaboradores à sua condição dentro da empresa em que trabalham. Quanto maior a satisfação, maior a motivação. Por isso, ações motivacionais são importantes para despertar o comprometimento e o engajamento dos colaboradores, a fim de ajudá-los a vencer os desafios diários no trabalho, trazendo uma performance mais eficiente.

A automotivação é algo muito importante, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. No entanto, todas as pessoas possuem algumas necessidades básicas, entre elas, a de serem reconhecidas. Nesse sentido, motivar colaboradores é uma atividade diária que requer habilidades e continuidade para renovar o ambiente de trabalho e proporcionar um clima mais positivo junto à equipe.

Separamos 6 ideias de ações motivacionais para renovar o ambiente de trabalho, em sua empresa. Acompanhe:

1. Construa espaços para sugestões

Para envolver a equipe e fazer com que seus colaboradores sintam que também são responsáveis pela empresa, faça uma caixa de sugestões ou quadro onde possam escrever suas ideias. Sempre dê um feedback, comunicando como a ideia será conduzida. Muitas sugestões contribuem para:

  • Reduzir os custos;
  • Aperfeiçoar os processos;
  • Otimizar o trabalho;
  • Alavancar a produtividade.

2. Comemore datas e conquistas

Use as datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Mulher e outras para celebrar junto aos colaboradores. Enfeite e empresa e invista em pequenas lembranças.

Aposte também na comemoração do “aniversariante do mês”. Nesse evento, você pode reunir todos os colaboradores que fazem aniversário a cada mês para confraternizar e participar de um coffee break na própria empresa, por exemplo.

Se você tiver grandes equipes, convide apenas quem aniversaria no mês da ação para participar. Assim, é viável realizar o evento, sem comprometer a produtividade da empresa com horas paradas e sem necessidade de grandes investimentos. Ao longo dos 12 meses, todos terão participado.

3. Valorize as boas ações

Premie todos os colaboradores que entregarem mais que o solicitado em suas funções. Muitas vezes, o valor da premiação é secundário. Pequenas ações surtem um efeito muito grande: elogios em público são um bom exemplo.

Mas atenção: faça isso de forma ponderada, explicando para toda a equipe os resultados alcançados pelo colaborador. Desta forma, você neutraliza a ideia de que está privilegiando um, em detrimento dos demais.

4. Incentive a qualidade de vida

Incentive a prática de esportes e uma alimentação saudável. Você pode fazer isso criando convênios com academias de ginástica e restaurantes que comercializam comidas saudáveis, por exemplo. Se a empresa oferecer alimentação, veja a possibilidade de montar um espaço de comida saudável.

Além disso, premie bons resultados com horas de folga do trabalho. É um custo relativamente baixo para a empresa, mas que gera grande satisfação para os colaboradores.

5. Aposte no endomarketing

Torne a comunicação interna mais atrativa utilizando as técnicas de endomarketing, ou seja, trazendo o marketing para dentro da empresa. Antes de lançar os produtos e serviços no mercado, promova internamente a sua divulgação, fazendo um trabalho específico para a comunicação de informações estratégicas. Lembre-se: o funcionário é seu primeiro cliente. Você tem de vender bem a ideia do seu negócio para ele, antes de qualquer outra pessoa.

6. Crie a cultura do feedback

Mantenha os funcionários informados após reuniões e conversas. Acompanhe os processos e se certifique de que todos estão alinhados com as informações para o atingimento das metas individuais e da organização. Com a equipe mais entrosada, o clima organizacional melhora e os processos fluem mais naturalmente.

Fonte: http://blog.infinitimkt.com.br/acoes-motivacionais-6-ideias-para-renovar-o-ambiente-de-trabalho/

Comente e participe:


SOLICITE SEU ORÇAMENTO E

GANHE 5% DE DESCONTO

Desenvolvido por