"Tornar perceptível quem um dia se tornou invisível"

Ser formal ou ser você mesmo em uma entrevista de emprego?

10/07/2023

Você já ouviu dizer que é necessário estar com uma aparência muito formal quando for fazer uma entrevista de emprego? Será que isso realmente é necessário?

É visível que, para ingressar no mercado de trabalho, nos é exigido classe e bom comportamento para que sejamos bem avaliados e consigamos o emprego desejado. Porém, você já se perguntou se o melhor a se fazer nesse momento não seria agir naturalmente, como somos no dia a dia para, então, demonstrarmos a realidade ao ingressar em um novo emprego?

Atualmente, esse questionamento passa pela cabeça de muitos candidatos que dizem não querer demonstrar um comportamento formal, se esse não for seu hábito natural. Ao mesmo tempo, a maioria destas pessoas ainda optam por se comportar de forma mais educada e formal do que o normal, para parecerem mais aptos para o emprego que lhe é ofertado.

E agora? Qual é a forma correta de se comportar em uma entrevista de emprego?

Considera-se que, apesar de parecer exagero, demonstrar profissionalismo é essencial em todo o processo de admissão do seu emprego desejado. Portanto, chegar com antecedência, tratar as pessoas com quem tiver contato com educação e manter a postura, são algumas das maneiras de mostrar ao recrutador que no ambiente de trabalho seu comportamento será este e eles não terão problemas nesse sentido.

Contudo, não pode ser negado o fato de que contar mentiras e se preparar com respostas prontas, não agrada nem um pouco o recrutador. Este tipo de comportamento demonstra que você não confia em sua personalidade e em suas próprias características, o que faz com que a pessoa que te avalia encontre em você um perfil inseguro e sem perspectiva própria.

É claro que, ser mais comunicativo e mostrar uma personalidade mais próxima do que a vaga necessita, é importante para que você se encaixe no perfil adequado. Por isso, este é um momento no qual suas qualidades precisam aparecer de forma flexível pois, mesmo que algumas delas não sejam habitualmente utilizadas, é agora que elas deverão ser exercitadas!

Ótimo! Agora você já sabe como encontrar um meio termo neste momento importante😉

Confira abaixo um breve checklist para uma boa preparação para sua entrevista de emprego:

– Pesquise sobre a empresa;

– Demostre uma postura confiante;

– Seja pontual;

– Procure vestir-se adequadamente;

– Mostre entusiasmo e interesse;

– Pratique suas respostas.

Prontinho, você está pronto para dar o seu melhor para as vagas que surgirem no seu caminho!

E para conferir nossas vagas disponíveis, já sabe! É só abrir a página “Vagas” aqui em nosso site e procurar aquela que mais te interessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

Compartilhe:

Oportunidades: